Você sabe o que é Enxaimel?

26/09/2023

Enxaimel, ou Fachwerk (em alemão) é uma técnica construtiva em que as paredes são feitas de vigas de madeira posicionadas na vertical, horizontal e diagonal formando uma espécie de treliça.

Os espaços são preenchidos com tijolos, pedras, adobe, entre outros tipos de materiais.

A fundação é composta de pedra ou alvenaria. A estrutura, toda de madeira, é formada por vigas posicionadas na vertical, horizontal ou diagonal. O encaixe das peças é feito por meio de pinos fixados na madeira.

Uma curiosidade é que, após o encaixe, os carpinteiros costumam numerar essas peças com algarismos romanos. Dessa forma, é possível desmontar a casa e montá-la em outro lugar sem erros.

Uma característica marcante da arquitetura enxaimel é o telhado – que é bem elevado e tem uma inclinação acentuada. Trata-se de uma alternativa que os alemães da Idade Média encontraram para lidar com o clima do país. Como lá a umidade e o volume de chuva são altos durante o ano todo, a inclinação acentuada ajuda a água da chuva a escorrer rapidamente, em vez de se acumular no telhado, o que poderia danificar a madeira com o tempo.

Trata-se de uma técnica milenar, que foi aperfeiçoada pela arquitetura alemã na Idade Média. Até hoje, existem vilas na Alemanha, França e outros países que ainda conservam as obras em enxaimel e encantam os turistas.

No Brasil, o enxaimel está presente principalmente na região sul do país e faz parte da nossa arquitetura de imigração. O interessante é que os carpinteiros da região ainda criam obras usando as mesmas técnicas dos imigrantes para preservar a tradição.

Fonte: https://www.vivadecora.com.br/pro/enxaimel/

Foto: Marcelo Martins - Empório Vila Germânica, Blumenau/SC.

Natela Web Natela - Soluções Web
Ícone do Whatsapp