O ELEMENTO CONSTRUTIVO NO TRON-BOREALIS PODE MUDAR A SUA VIDA

06/12/2019

Todo usuário do Tron-Borealis módulo orçamento ou do Tron-Orc já deve ter visto que existe um cadastro (opcional) de elementos construtivos. Mas já pararam para conhecer o porquê de sua existência e como utilizá-lo?

Hoje vamos falar sobre ele:

Para saber de sua finalidade, primeiro deve-se entender o seu significado. Considere que você deverá fazer um orçamento, em detalhes. Agora imagine que você tenha um projeto em sua mesa. Visualize esse projeto e memorize o que você enxerga. A partir desse momento você começa a interpretar o seu conteúdo e separar em um papel (ou arquivo texto) os elementos do seu projeto. Começa a anotá-los para depois quantificá-lo.

Então surgem paredes, portas, janelas, pisos, pilares, lajes, vigas e assim por diante. Agora pense, você vai quantificar a parede ou tirar as dimensões para quantificar as composições?

Quando você anota as janelas já se preocupa com o tipo e começa a contar sua quantidade repetida. E assim por diante.

O elemento construtivo nada mais é do que cada objeto do desenho que você precisa tirar as dimensões e quantificar suas composições.

Um exemplo: uma parede de um tipo: normalmente você tira as dimensões para obter sua área. Isso vai servir para quantificar as suas composições. Então vamos considerar o elemento Parede de 15cm com azulejo até a metade em uma face. A outra será pintura. Como quantificar? Como compor o elemento no seu cadastro:

A parede: 4,00 m x 2,80 m

1) Alvenaria: a própria área da parede = 11,20m²

2) Reboco: área da parede nos 2 lados = 11,20 x 2 = 22,40 m²

3) Pintura: área da parede = 11,20 m² + 11,20/2 = 16,80 m²

4) Azulejo: metade da área da parede = 11,20/2 = 5,6 m²

É exatamente isso que deverá ser especificado no cadastro do elemento construtivo no Tron-Borealis.

Isso irá ajudar a realizar a quantificação das composições de todos os elementos do projeto.

1) No Tron-Borealis você poderá inserir um elemento no orçamento e determinar suas dimensões e o sistema irá quantificar e inserir as composições da mesma forma que você faria manualmente;

2) Sempre existiu a integração com o Arqui_3D, aplicativo que roda sobre o Autocad e utiliza os elementos construtivos para integrar e quantificar todos os objetos desenhados e fazer o orçamento no Tron-Borealis;

3) Agora uma nova funcionalidade que permite integração com o Revit para quantificar todos os objetos do projeto. Entre em contato conosco para conhecer e ver como ficou fácil quantificar.

Espero que tenha ajudado a despertar o interesse por este cadastro tão útil e prático para quem quantifica projetos.

Natela Web Natela - Soluções Web
Ícone do Whatsapp