Você já percebeu a evolução da entrega dos orçamentos de obras para os clientes na atualidade? Os prazos estão cada vez mais curtos e a margem de erro permitida é cada vez menor, cronograma mais apertado e muito mais cobrado pelo cliente, quantidades de materiais sem desperdícios; isso tudo sem esquecer de que o cliente quer acompanhar em relatórios os resultados durante a execução e não simplesmente no final, na entrega. Já percebeu que essa é a realidade atual para quem executa obras de engenharia?
Antigamente eram semanas para o cliente receber um orçamento solicitado para o engenheiro, sem exigir muitos detalhes. Isso quando o orçamento não era feito apenas no “chutômetro”.
Exemplos: – Baseado na obra anterior, vai R$ nn.nnnn,nn de material, R$ mm.mmm,mm de mão de obra, o tempo estimado, mais ou menos de T1 a T2 meses, e assim por diante.
Durante a execução ia se perdendo o valor cotado inicialmente. Muitas vezes as quantidades dos insumos previstos não eram suficientes, esperava a experiência do mestre dizer o que comprar e quanto comprar, para que no dia seguinte dizer que errou na conta, que esqueceu de considerar alguns serviços; isso implicava em atrasos e desperdícios, porque nunca sobrava margem para fazer uma boa compra. Ficava aquele morrinho de areia, tijolos, telhas e outros, no meio da obra que depois tinha que ser removido para outro local, na finalização da obra.
Claro que isso ainda existe, mas em número cada vez menor. A evolução pediu métodos mais modernos para que esse cenário fosse modificado.
Hoje ter um módulo de orçamento para um engenheiro ou construtora já não é um diferencial, não é um luxo e sim uma necessidade diante do mercado.
O Excel continua sendo uma boa ferramenta para pequenas obras, mas tem suas limitações; detalhamento, velocidade, consultas históricas, entre outras; obras de porte médio ou grande, nem pensar, ou pensar em fracionar para que o peso dos dados não crie desânimo no seu uso.
Podemos enumerar as grandes vantagens de se adquirir um módulo de orçamento:
– Começamos pela base de dados – você pode cadastrar todos seus insumos, composições de serviços que serão executados, buscar referencias prontas em obras anteriores com os coeficientes dos insumos corrigidos e facilmente encontrados, pois está tudo centralizado em um único ponto e de forma organizada;
– Quando você fizer o orçamento da obra, esta base poderá ser alterada durante o percurso da execução e ir atualizando o resultado da evolução desta, possibilitando a você o controle da execução. Então você poderá comparar o orçamento previsto e o realizado, isso durante a obra e não somente no final, quando nada mais poderá ser feito para corrigir falhas. Isso não é fantástico?
– Quer outra vantagem? Você pode incluir o BDI diluindo o valor nos insumos ou composições para apresentar o orçamento, fazer simulações de várias maneiras sem estragar a origem do seu orçamento.
– Quer atualizar os preços dos insumos? Isso é possível. Você ter essa possibilidade de muitas maneiras distintas.
– Você pode criar modelos de bases diferentes e utilizá-las para outros orçamentos.
– Considerando ainda a agilidade em elaborar orçamento, partindo de outros modelos já prontos.
Estes são alguns itens importantes, mas o ganho pode ser ainda maior.
Não é novidade que profissionais diferenciados estão sempre em busca de evolução e os softwares estão presentes neste processo para contribuir efetivamente para esse melhor desempenho. Aquele que adquire uma ferramenta com visão de investimento ao invés de gasto, já está alguns passos na frente.
Então, planeje-se, invista e faça a diferença!