Softwares na “Gaveta”

12/07/2019

Partindo do princípio que as empresas já estão cientes da importância da automatização de seus processos, porque ainda existe dificuldade de adesão a estas ferramentas?

Entendemos que a procura e a escolha são processos que demandam planejamento.

Como exemplo implantar um sistema de gestão, em qualquer área requer um casamento entre a empresa e o Software escolhido, onde os dois terão que ceder um pouco para que esta parceria dê bons resultados. Portanto, a escolha sensata é de fundamental importância.

Temos uma carteira de clientes ampla, com usuários desde o ano de 1988 e já presenciamos praticamente todos os motivos pelos quais os clientes que adquirem sistemas acabam engavetando. Gostaríamos de listar alguns deles:

1- Desligamento de funcionários que participaram do processo de implantação e treinamento, sem que o substituído fosse adequadamente treinado novamente;

2- Aquisição do software sem treinamento visando “economizar”;

3- Quando optam por um software sem avaliar adequadamente a relação necessidade x oferta, ou seja, sem buscar informações do fornecedor do Sistema e das funcionalidades do software escolhido e acabam por desanimar ao perceber que não era bem “aquilo” que precisavam;

4- Resistência de usuários que utilizaram outros sistemas e acabam por ter dificuldade para a mudança.

5- Falta de controle do TI relacionada as ferramentas que a empresa possui.

Como orientação listamos alguns pontos que poderão servir como um norte na sua tomada de decisão. Alguns detalhes são imprescindíveis para uma boa escolha:

1- Verificar se empresa escolhida que irá fornecer o Software é confiável, tem estabilidade;

2- Perceber se o Software supre as necessidades operacionais da empresa;

3- Saber se todos as pessoas envolvidas estão dispostas as mudanças para aperfeiçoar os processos;

4- Designar um responsável interno que possa coordenar e cobrar resultados da equipe, é imprescindível que esta pessoa tenha um cargo de confiança na empresa;

5- Entender que essa parceria envolve paciência e disposição para a implantação do Sistema;

6- Disposição para mudanças de rotinas;

7- Participar da evolução do Software, sugerindo implementações para enriquecer e aperfeiçoar processos operacionais.

Se sua empresa está preparada para esses quesitos, focada no que quer, você poderá ter um casamento duradouro e obter excelentes resultados. Sem a necessidade de gastar tempo e dinheiro em constantes trocas de sistemas e podendo enfim direcionar suas energias para a gestão e planejamento do seu negócio.

Natela Web Natela - Soluções Web
Ícone do Whatsapp