O IPTU Verde é um programa que busca diminuir o valor pago pelo contribuinte no Imposto Predial e Territorial Urbano, através de práticas sustentáveis, como o reúso e a diminuição do consumo da água e a gestão dos resíduos. Essa medida já é adotada em alguns municípios.
Esse programa foi criado em Salvador, na Bahia, com o propósito de reduzir o desperdício de resíduos da construção civil. Além disso, buscava diminuir o consumo de recursos. Com os resultados positivos, outras prefeituras começaram a implementar o programa. Vale a pena saber que alguns exemplos de medidas sustentáveis são:
- Reaproveitamento da água;
- Coleta inteligente de lixo;
- Uso de energia solar;
- Jardim sustentável;
- Calçadas permeáveis;
- Instalação de telhados verdes.
Os estados e cidades que possuem IPTU Verde são:
- São Paulo: Araraquara, Americana, Barretos, Campos do Jordão, Guarulhos, São Carlos, São Vicente, São Bernardo do Campo, Taubaté e Tietê;
- Santa Catarina: Balneário Camboriú e Florianópolis;
- Pernambuco: Caruaru;
- Espírito Santo: Colatina;
- Paraná: Curitiba e Maringá;
- Goiás: Goiânia;
- Minas Gerais: Ipatinga;
- Amazonas: Manaus;
- Rio de Janeiro: Rio de Janeiro e Seropédica;
- Bahia: Salvador.
Os critérios e os requisitos para obter o desconto no IPTU dependem de cada prefeitura, pois cada uma tem a sua regra. Por isso, é preciso consultar o município, seja de forma presencial, seja via site, para ver quais são as vantagens oferecidas ao contribuinte.
Fonte: quintoandar.com.br – em: https://conteudos.quintoandar.com.br/iptu-verde/
Conheça o software Tron-Borealis e obtenha controle total dos recursos utilizados em sua obra, permitindo evitar desperdícios, contribuindo assim para a sustentabilidade. Fale conosco e conheça mais!