A EVOLUÇÃO DO TRON-ORC

29/01/2019

Em 1988 iniciou-se o desenvolvimento do Tron-Orc com as ferramentas da época (Turbo Pascal) para o ambiente da época (DOS), muitas limitações de memória e de disco. Os programadores tinham que se virar nos 30 para fazer o que era possível e a criatividade era o charme que encantava os usuários. Saudosos tempos.

Como nada é para sempre, veio no ano de 1.998 a massificação do Windows com novo design e tecnologia de multitarefa, capacidade de suportar até 3gb de memória, entre outros recursos mais. Seguindo a tendência e desejo dos usuários, o Tron-Orc versão 6.0 foi totalmente reescrito para Windows, utilizando o Delphi como ferramenta de desenvolvimento, mas mantendo os recursos solidificados e aprovados da versão DOS, acrescentando melhorias e novos recursos que foram sendo solicitados ao longo do tempo.

A mudança gerou medo de adotar a nova versão, principalmente porque os usuários já estavam habituados com os recursos e telas da antiga versão, mas era necessária essa evolução. Até hoje ainda existem usuários que temem em adotar a versão atual, mantendo uma velha máquina para executar o DOS.

Agora estamos em uma nova era de tecnologias e tendências: a era da Internet, do acesso aos dados de qualquer lugar. Como o Tron-Orc na estrutura atual não suporta essa nova tecnologia, com memória acima dos 3gb que é o caso do sistema operacional para 64bits, novamente tivemos que reescrever o sistema para atender essas exigências. Novos recursos associados a uma obra, como compras e controle financeiro já são realidade para quem executa obras. O Excel não suporta mais esse volume de dados e a complexidade de sua análise, velocidade na busca de dados históricos, integração com instituições financeiras e muito mais.

Assim optamos em adotar um novo nome e o uso de novas ferramentas que suportassem essa evolução. Passamos então a adotar o nome de TRON-Borealis, módulo Orçamento, em sua versão 3.5. Todos os recursos conhecidos do Tron-Orc foram mantidos, novamente acrescentando novos recursos e adaptando outros para atender a evolução dos recursos.

As telas receberam um novo leiaute, os dados passaram a ser tratados por um banco de dados para dar maior consistência e segurança, a linguagem utilizada agora é o Java, consagrado mundialmente para suportar a evolução tecnológica e os recursos computacionais agora disponíveis. A disponibilização do software para Web ainda não está disponível, mas as ferramentas atuais já permitem essa migração, que poderá ser considerada a grande reformulação do sistema nos próximos anos. Ainda há muitas questões a serem resolvidas, tais como custos para o cliente e segurança dos dados.

O que os usuários devem ter em mente é que não se trata apenas de uma opção da Tron, mas sim de uma exigência do mercado e da tecnologia e assim como nós, a maioria dos usuários sabem e precisam dessa mudança. Não ter medo da mudança é o segredo da evolução.

Nos encontraremos em breve com

Walfried Vahldick

Diretor

Natela Web Natela - Soluções Web
Ícone do Whatsapp