NOTÍCIAS

Gerenciamento de Projetos – Uma Abordagem Prática

Publicado em 13/02/2014.

 

A frequente disseminação acerca do gerenciamento de projetos em muitas áreas de aplicação é motivo de satisfação para os defensores das boas práticas e para as empresas que buscam alcançar os seus objetivos com mais eficácia.

No entanto, neste território promissor, que é a utilização do gerenciamento de projetos, encontramos armadilhas perigosas ou que não garantem a melhor obtenção dos resultados nos projetos. Com o advento das melhores práticas de gerenciamento de projetos nos últimos trinta anos, tais como PMI®, IPMA®, PRINCE 2 e tantas outras, os profissionais em geral têm perdido o poder de dosagem na utilização das práticas. Os remédios são eficazes, mas quando receitados em dosagens adequadas a cada indivíduo e situação.  Isto vale também para os projetos, incluindo ainda o ambiente no qual estão inseridos e a cultura dos principais envolvidos, dentre eles o principal, que é o cliente.

Diante deste cenário atual, entendemos que o gerenciamento dos projetos deve ser utilizado de forma prática, sendo que sua abordagem seja de forma comedida e lúcida, na aplicação de todas as boas práticas disponibilizas no mercado. O que notamos ser muito comum é ou a total ausência de utilização de práticas de gestão de projetos ou o oposto, ou seja, o uso excessivo de técnicas e ferramentas de gestão que acabam não propiciando os resultados esperados. As empresas necessitam de agilidade e a utilização otimizada de seus recursos, tanto diretos como indiretos, mas sempre alinhada com as melhores práticas estabelecidas ao longo dos tempos.  Nada mais é do que aliar harmoniosamente a prática aos conceitos desenvolvidos e disseminados nestes últimos anos.

O que se espera é que olhemos de um lado os conceitos, técnicas e ferramentas consagradas e valiosas e do outro a cultura da empresa, o que ela dispõe de recursos, em qual ambiente o projeto está inserido e qual é o grau de importância na estratégia das empresas. Justamente na área de engenharia e construção é onde este equilíbrio deve ocorrer com mais efetividade, já que neste segmento existe uma diversidade maior de projetos, além do grande número de stakeholders com interesses distintos e conflitantes.

A partir desta situação é que propomos abordar em textos curtos e direcionados, os diversos assuntos relativos a gestão de projetos na área de engenharia e construção, aproveitando a nossa experiência adquirida ao longo de mais de vinte e cinco anos atuando junto a construtoras, a projetistas, a gerenciadores e ao cliente, tratando assim de forma prática e aplicável às diversas visões dos principais envolvidos em um projeto.



http://www.tron-orc.com.br/upl/mauriciomartinslopes%281%29.jpg

 

 

Engº Maurício Martins Lopes, PMP

É diretor da M2L Project Management, empresa especializada em implantação e consultoria de Gerenciamento de Projetos na área de Engenharia & Construção. Foi um dos fundadores do Capítulo São Paulo, Brasil do PMI® e diretor por duas gestões. Ministra aulas e palestras de gerenciamento de projetos na FATEC, CPLAN, INPG, IETEC-MG e FIA (convidado). Escreve artigos para revistas especializadas em Engenharia & Construção. Pode ser contatado pelo e-mail mauricio.lopes@m2l.com.br.

 

 

 

.